domingo, julho 25, 2010

Simulado Novo ENEM-UFSC X Vazamento de petróleo

Quem Participou do Simulado do Enem promovido pela UFSC provavelmente percebeu que um dos pemas que tomaram conta foi o Vazamento de petróleo no Golfo do México. Os “Profis” que formularam a prova conseguiram até mesmo envolver o assunto na Metéria de Lingua inglesa. Como este tipo de acontecimento (que não deveria ocorrer) está virando “moda” – uso este termo pois houve vazamentos também na China e na Nigéria – nós, vestibulandos podemos prever que nosso amigo vestiba não deixará de nos cobrar esse assunto para saber se estamos realmente attualizados.

As questões cobradas no simulado da UFSC foram:

Questão 7

“Prejuízos de 1,2 mil milhões de euros para as seguradoras, um desastre ambiental de grandes proporções e meses de operações de resgate e limpeza. Este é o cenário que a empresa petrolífera britânica British Petroleum (BP) e a sua subsidiária Transocean têm pela frente depois da explosão e afundamento da plataforma petrolífera ‘Deepwater Horizon’ no Golfo do México, a cerca de 70 quilómetros da costa norte-americana do Louisiana.” (Econômico, maio de 2010).

Certas práticas adotadas pelo homem no uso dos recursos naturais podem causar sérios problemas ambientais.

Sobre a poluição, seus efeito e relações, a alternativa INCORRETA é:

(A) A fina camada de óleo sobrenadante, dispersa na superfície da água, reduz a capacidade da absorção de luz na água, afetando significativamente a atividade fotossintetizante das algas.

(B) Algumas alterações provocadas por atividade humana em ecossistemas tiveram como consequência a extinção de espécies, que sempre foram substituídas por outras mais aptas e fortes. Essas substituições são sempre vantajosas.

(C) Embora o petróleo seja uma substância natural, ao ser introduzido em um ambiente aquático comporta-se como uma substância estranha, causando grave desequilíbrio.

(D) A matéria orgânica, lançada em grande quantidade nas águas, permite a proliferação exagerada de microorganismos que promovem a diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido.

(E) O petróleo adere às brânquias dos peixes, impedindo-os de respirar, matando-os por asfixia. O petróleo também gruda nas penas das aves aquáticas, impedindo que voem.

Questão 8

“O processo de extração de petróleo é considerado uma atividade de alto risco ambiental, mesmo com todos os cuidados tomados pelas equipes de extração. Os técnicos especializados, ‘a equipe de limpeza’, conseguem diminuir o impacto causado pelo acidente, cercando a mancha de óleo para evitar que ela se espalhe e continue contaminando rios ou até mesmo o mar. Após esse processo, eles iniciam a recuperação da área, separando o óleo da areia e da água. Desta forma, o óleo pode ser reaproveitado”.

Revista Escola

“Os Estados Unidos declararam nesta quinta-feira o vazamento de petróleo no golfo do México como sendo uma catástrofe nacional, no que pode ser um dos maiores desastres ecológicos da história do país. O presidente Barack Obama disse ainda que a petrolífera BP (British Petroleum) é a responsável pelos custos e limpeza do petróleo. O vazamento, de cerca de 1.525 metros no oceano da costa do Estado da Louisiana, criou uma mancha de circunferência de cerca de 970 quilômetros, que cobre uma área de 74.070 quilômetros quadrados, disse a Guarda Costeira na terça-feira.

A declaração chega após um novo ponto de vazamento ter sido identificado no local onde a plataforma Deepwater Horizon afundou, na noite do último dia 20, a cerca de 80 km da costa de Louisiana.

As autoridades emitiram um alerta de que ventos podem empurrar a mancha de petróleo para a costa da Louisiana até a sexta-feira. O alarme levou oficiais locais a tomarem medidas mais emergenciais para proteger o meio ambiente na área costeira que pode ser atingida, incluindo estratégias para afastar pássaros da região”.

Jornal New York Times

Analisando o texto acima e utilizando seus conhecimentos sobre os combustíveis fósseis, assinale a alternativa correta:

(A) Os combustíveis fósseis, constituídos basicamente por gás natural, carvão mineral e petróleo, são, atualmente, a menos importante fonte de energia direta da sociedade industrializada.

(B) A renovabilidade de uma fonte de energia é medida em relação à escala temporal do ser humano. Assim, uma fonte será considerada renovável se ela puder ser reabastecida, ou se desenvolver, ou simplesmente existir dentro de um intervalo de tempo significativo para as pessoas. Uma fonte será chamada não-renovável se sua formação for tão lenta ou sua existência tão curta a ponto de se tornar esgotável num intervalo de tempo comparável à existência humana.

(C) Os combustíveis, materiais que são passíveis de serem queimados, podem ser vegetais ou fósseis. Os combustíveis vegetais constituem, muito provavelmente, os mais recentes conhecidos pelo ser humano.

(D) O petróleo é considerado uma substância pura, sendo assim, fica impossível retirar seus derivados.

(E) Não foi tomada nenhuma medida na recuperação do petróleo, por se tratar de um produto orgânico e biodegradável.


Questão 18 ( Esta vai apenas a título de curiosidade!)


A timeline of the disastrous BP oil spill in the Gulf of Mexico

By Ian Yarett

Since the Deepwater Horizon rig sank into the Gulf of Mexico on April 22, as much as 2.5 million gallons of oil a day have been pouring into the sea from the well it was drilling, according to U.S. government officials and scientists. Response teams have been working day in and day out to contain and clean up the floating oil, while experts have attempted--so far unsuccessfully--to shut off the flow of oil from the wellhead. The leaked oil has already washed up on the delicate Louisiana shoreline, and has reached other gulf states as well, closing down fisheries and threatening the region’s fragile ecosystems.

Extracted from www.newsweek.com

The Subject Pronoun “IT” (line 2) boldfaced in text 2 refers to:

(A) the U.S. government

(B) the sea

(C) the Deepwater Horizon rig

(D) the well

(E) a day

Os links que seguem são vídeos e textos sobre o tema:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/bp-fara-nova-tentativa-para-conter-vazamento-de-petroleo.html

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/china-fecha-porto-devido-a-vazamento-de-petroleo.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1303417-7823-VAZAMENTO+DE+PETROLEO+AVANCA+PELO+MAR+DA+CHINA,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1295496-7823-VAZAMENTO+DE+PETROLEO+TAMBEM+CAUSA+PROBLEMA+NA+NIGERIA,00.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/vazamento-de-petroleo-podera-suprimir-100-mil-empregos-diz-moodys.html

Postado por Thaise de Sousa 232.

0 comentários:

Postar um comentário